A vitória aberta de Henrik Stenson atinge o fim de uma era para fumar caddie

A celebração de Henrik Stenson para marcar sua vitória no Campeonato Aberto pode ser considerada pródiga em certos contextos. No que diz respeito ao golfe, será bastante discreto.

“Ele entrará em seu barco em Copenhague, depois embarcará em Malmo com sua esposa e três filhos”, disse Gareth Lord, caddy de Stenson. “Nada estranho. Ele é um homem de família, é o que o faz marcar. “

Senhor conhece o funcionamento interno desse campeão melhor do que qualquer um. Sua aliança popular com o golfista sueco tinha retornado tudo, mas um título importante até o domingo, quando um sensacional clon de Royal Troon levou Stenson a levantar o Claret Jug.Uma rodada recorde de 63, que foi suficiente para ver Phil Mickelson na emocionante corrida de dois cavalos, cativou todos os que olhavam. “Se ele tivesse disparado 10 e vencer, ele ficaria encantado”, disse Lord. “Isso foi diferente. Estávamos sentados com os caras da IMG [gestão de Stenson] no final da noite de domingo passando por todos os fatos e números do que Henrik conseguiu. Porque honestamente não fazíamos ideia.Nós nos sentamos lá por uma hora, Henrik olhou para mim e disse ‘Uau’. Foi surreal. “Henrik Stenson dedica vitória aberta ao amigo tardio Mike Gerbich Leia mais

Igualmente digno de louvor efusivo veio de Jack Nicklaus. “Phil Mickelson jogou uma das melhores rodadas que já vi jogadas no Open e Henrik Stenson apenas jogou melhor”, disse o principal vencedor de 18 vezes. “Ele jogou uma das maiores rodadas que já vi.

” Ele dirigiu a bola bem; o jogo de ferro era ótimo; seu jogo curto foi maravilhoso; e sua colocação foi excelente. Henrik era simplesmente fantástico. Ganhar o seu primeiro grande campeonato é algo especial em si mesmo, mas fazê-lo na moda que Henrik fez para fazer algo muito especial e incrivelmente memorável. “

Um amigo mútuo de Lord e Stenson concordou com uma aposta há mais de um ano.Ou seja, se o jogador de 40 anos ganhasse uma grande coisa, o cadinho dele teria que deixar de fumar. “Nós estávamos no 7º tee no domingo, eu estava desenhando um cigarro”, lembrou Lorde. “Henrik disse: ‘Desfrute disso. Você tem cerca de duas horas e meia de folga. ‘

“Foi quando eu soube o quão obviamente obtido por ele, quanto ele se imaginava. Ele não seria o tipo de dizer a ninguém de antemão que pensava ou sabia que ele ganharia, mas que era um sinal. Ele manteve sua metade do acordo, agora vou fazer o meu pouco. “

Apesar da natureza enfaticamente enfaísta da vitória de Stenson, houve vários momentos de ansiedade. Isso era natural, dado o espírito competitivo de Mickelson e registro de cinco títulos principais.Mesmo no buraco 72, Stenson veio perigosamente perto de encontrar um bunker de fairway do tee.

“Era 280m, a 308 metros daquele bunker e o vento era um cabelo por trás”, disse Lord. “Eu sabia que Henrik queria usar suas três madeiras, ele sempre fará quando estiver sob o cosh. Eu disse a ele que não podia vê-lo alcançando aquele bunker…mas pode. Ele absolutamente couro. “Tudo vai ficar bem”, ele perguntou. Nós apenas nos olhamos. A bola realmente desapareceu, então reapareceu, era só quando estávamos a 30 metros do tee, nós estávamos certos de que não estava no bunker. Estavam a apenas 30 metros da bola que ele sabia que tinha uma posição. Um pouco de sorte não faz mal, já tivemos muitas coisas contra nós em outros momentos.

“Depois de 13 buracos, eu esperava que um dos homens ganhasse em oposição a alguém que o perdesse.O golfe durante o fim de semana, não apenas no domingo, tinha sido um padrão que nem os dois ou eles mereceram jogá-lo. Quando Henrik afastou-se do verde aos 15, pensei em mim: “Você não faz buracos assim, se não for o seu tempo. Vamos, vamos terminar agora, este é para nós. ‘

“Mas nós ainda precisamos fazê-lo. Phil bateu um putt em 16 que parecia em todo o caminho e perdeu. Aos 17 anos, eu estava pensando que uma vantagem de quatro pontos que jogaria o último seria útil e acabamos preso em dois. Então, nós terminamos a um pé e meio do bunker aos 18 anos. “

Senhor, ele mesmo uma vez que um jogador de golfe amador proeminente nas Midlands, revelou que o fracasso que feriu Stenson não era mesmo um grande. “Provavelmente, a Copa FedEx no ano passado, com bastante diversão”, disse ele.

“Jordan Spieth fez nossas cabeças, no sentido mais agradável possível.Henrik corou o tee da bola para verde e não escondeu nada. Jordan não estava no seu melhor e nos fez entrar tudo. Você precisa lembrar que houve oito segundos lugares [para Stenson] em 2015.

“Se ele não ganhasse [o BMW International Open] na Alemanha algumas semanas atrás, ele teria lutado para vencer isso . Ele não se importará com isso dizendo isso. Foram 19 meses desde que ele ganhou, romper que correr foi um grande passo. “